UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Segunda-feira, 7 de Junho de 2010
INAUGURAÇÃO DA LUDOTECA - A "CASA DA BLI"

 

 

 

 

No passado dia 2 de Junho a Biblioteca da EB 2, 3 inaugurou a sua Ludoteca itinerante, a “Casa da Bli”. Trata-se de uma casa sem telhado mas com espaço para a imaginação, para a fantasia e para a criatividade que, ao ser construída pela turma do 9º A em Área de Projecto, se veio a revelar como um potencial meio na promoção da leitura e no desenvolvimento de competências juntos dos mais novos, bem como na articulação curricular, na comunicação e na inovação pedagógica e didáctica dos docentes de todos os anos e ciclos de ensino, sob a forma de ludoteca itinerante.

Conscientes desta “mais valia” a equipa da Biblioteca aproveitou o dia 2 de Junho para presentear os mais novos e agradecer o trabalho e a dedicação dos alunos do 9º A e do seu professor e sensibilizar a comunidade escolar para a sua importância, enquanto espaço de construção de saberes, fazendo assim uma apresentação do projecto da Ludoteca itinerante. A Bli, dona da casa e mascote da Biblioteca Escolar, enviou um convite aos seus principais admiradores, os alunos do 1º CEB e dos Jardins de Infância e preparou a “festa “ ao pormenor com o discurso sob a forma de uma carta deixada na noite anterior, o cortar da fita pelo aluno mais pequeno e pelo delegado de turma do 9ºA (com uma enorme tesoura), o abrir a porta (com direito à experimentação de 3 chaves gigantes arrumadas dentro de um baú), o descerrar da placa e ainda o tradicional beberete (sumo e bolinhos trazidos pelos alunos do 4º ano e servidos, a rigor, pelas nossas alunas do Curso de Educação e Formação – serviço de mesa e bar).

A abrir a sessão, a coordenadora da BE, em representação da Bli, leu o seu pequeno discurso, que se transcreve na íntegra:

 

 Queridos amiguinhos e amiguinhas do Jardim de Infância de Lajeosa do Dão, do Jardim de Infância de Ferreirós do Dão, do 4º ano de Lajeosa do Dão, professores, professoras, assistentes operacionais e demais alunos, quero agradecer-vos terem vindo à inauguração da minha casinha nova. Aqui haverá sempre livros para ler e jogos divertidos para brincar. Esta casa foi construída pelos meus amigos do 9ºano, os alunos mais crescidos do nosso Agrupamento. Quero agradecer-lhes, dizer-lhes “muito obrigada”, pois assim com esta nova casa posso ir até à vossa escola e estar sempre convosco. Espero que todos gostem dela e tenham ideias giras para construir mais jogos e fazer novas leituras. Um beijinho para todos e leiam sempre muito, muito…

 

A vossa amiga Bli

 

Saciada a curiosidade, com o entrar e sair dos mais pequenos daquele espaço mágico, e comido o lanche, iniciou-se a segunda parte da inauguração… A partir da casa, foram formadas quatro equipas (os morangos, as laranjas, as bananas e as peras) e …Zás, começou o bibliopaper pela escola fora com a ajuda de um mapa mistério. As surpresas foram-se sucedendo… No posto 1 lá estava o corredor dos “Medos” com fitas, monstros e demais bicharada, no posto 2 uma história para ouvir (na BE), no 3, uma sessão de música com direito a uma canção mimada, no 4, um atelier de pintura a guache para construir um jardim para a Bli, no 5, o labirinto mágico, a passagem para a outra margem e os arcos para saltar, um a um, no 6º, os puzzles em madeira para descobrir e, finalmente, no 7 o jardim encantado (jardim do exterior) onde era preciso apanhar os frutos escondidos no espaço e regressar à casa com o cesto cheio! A Bli adorou este dia e espera voltar a encontrar-se com os restantes meninos de Parada de Gonta e de Lajeosa do Dão, no dia 9 de Junho (4ª feira). Distribuiu algumas guloseimas e balões e ficou, completamente, encantada com esta visita!

 

 A coordenadora da BE

Lúcia Almeida



publicado por lajeosadodao às 15:10
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela