UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Quarta-feira, 23 de Maio de 2012
“Indo eu, indo eu a caminho de Viseu”

 

No passado dia 22 de Maio a nossa equipa da Biblioteca Escolar (a avó Miquinhas e a sua netinha Lúcia) deslocou-se até à EB1 de S. Miguel, em Viseu, para contar uma história aos meninos do 3º e 4º anos de escolaridade.

Depois do intervalo da manhã, a pequenada encheu o espaço do recreio coberto e muito atentos aguardaram pela chegada da avó Miquinhas que tardava em chegar, pois tinha-se enganado no caminho. Será que entrou na igreja em vez de ir para a escola? A pequenada entrou em alvoroço… e foi graças aos seus apelos que a nossa avozinha lá apareceu munida de guarda-chuva, chapéu de palha, avental e os seus já habituais óculos muito graduados. Vinha animada, cantarolando o “indo eu, indo eu a caminho de Viseu”… Foi o delírio!

A neta, atrapalhada com as peripécias da velhota, lá foi tentando convencê-la a contar a história aos meninos. Mas o grande livro de histórias não tinha letras! As personagens tinham saído do livro e encontravam-se ali, mesmo à frente dos seus olhitos atentos e curiosos. Eram mais de dez fantoches de vara!

A história lá se foi desenrolando… Era uma vez uma linda princesinha que nasceu num reino algures na Europa. Seus pais quiseram que fosse fadada por três fadas, mas nos tempos modernos, a profissão de fada é uma atividade difícil e em vias de extinção!
Depois de muitas peripécias, a pobre princesinha foi mal fadada e por castigo de uma fada em decadência, foi condenada a correr o mundo, levando sempre consigo a chuva. Por onde passava, chovia sempre… Assim correu os continentes e contactou com os nativos locais, aprendendo a conhecer e a respeitar as suas origens e as suas culturas… Tratou-se de uma adaptação da história “A Princesa da chuva”, da escritora Luísa Ducla Soares.

Finda a história, os meninos aplaudiram vivamente a equipa da BE, apreciaram os bonecos e confessaram que a parte mais interessante da história foi aquela em que entraram as três fadas a reclamar o coche, o ouro e as joias da rainha, comparando-as com a Troika!

Foram momentos de emoção e muito carinho. A todos os meninos e professoras da escola de S. Miguel um grande beijinho e a promessa de voltar com outras histórias.

A coordenadora da BE

Lúcia Almeida



publicado por lajeosadodao às 11:11
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela