UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011
LUSOFONIA – OUTRAS CULTURAS

 

  

  

 

 

A minha pátria é a Língua Portuguesa

                                        Fernando Pessoa

 

O Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão iniciou este novo ano lectivo abraçando o grande tema da Lusofonia (alvitrado no final do ano lectivo transacto pelo grupo concelhio da Rede de Bibliotecas do concelho de Tondela).

 Conscientes de que a escola de hoje e, naturalmente a sua Biblioteca Escolar, não se constituem apenas como espaços interligados de ensino, mas sobretudo como espaços educativos globais, geradores de conhecimento e de uma aprendizagem sólida assente nos valores, a temática Lusofonia – Outras Culturas, proposta pela Biblioteca Escolar da EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, surgiu como projecto aglutinador do próprio Plano Anual de Actividades, dando o mote para um trabalho articulado entre todos os domínios curriculares e entre todos os parceiros educativos do Agrupamento ao longo deste ano lectivo, englobando alunos, docentes, assistentes operacionais e pais/famílias.

O primeiro momento surgiu na semana de 17 a 21 de Outubro com a Lusofonia - Saberes & Sabores, integrado na Semana da Alimentação promovida pelo Departamento de Matemática e Ciências Exactas. Com uma ementa escolhida ao pormenor, degustaram-se em cada dia desta semana, na cantina escolar, alguns pratos típicos, doçarias e frutos variados de cada país que integra a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e foi apresentada uma mostra dos saberes e dos principais usos, costumes e tradições de cada povo na escola sede.

Num crescendo de interesse e de carinho, as exposições foram surgindo na Biblioteca Escolar e no hall de entrada da escola EB 2, 3 Prof. Dr. Mota Pinto, reunindo e partilhando assim um espólio de lembranças e memórias vivas trazidas por vários elementos da comunidade, a par de uma apresentação diária em suporte multimédia sobre cada um dos países.

Nestas exposições privilegiou-se a literatura com autores/escritores lusófonos dos vários países (incluindo a literatura de cordel brasileira), a música com instrumentos musicais, a escultura em pau santo e ossos de animais, as máscaras, os macacos, as girafas, a pintura a pastel, a xilogravura, a pintura com areia e ainda a exposição de utensílios típicos dos vários países. De sublinhar também a mostra do “chimarrão gaúcho” e do café, os bordados de Fortaleza, as caixas de jóias em cana, as garrafas com areia, o “birimbau”, os paus de chuva, as marimbas e maracas e tantos outros instrumentos que fazem o retrato de povos nascidos a partir de uma mesma língua, a língua portuguesa, sublinhando as palavras de Fernando Pessoa, quando diz: “A minha pátria é a Língua Portuguesa”.

Estamos certos que estas exposições ainda patentes ao público na EB 2,3 de Lajeosa do Dão continuarão a presentear-nos ao longo do ano lectivo com outras facetas da pluralidade de culturas nascidas do mesmo berço, enfatizando a Língua Portuguesa e investindo no respeito pelas diferenças e na valorização das diferentes identidades culturais.

Mais do um tema ou um projecto de trabalho, Lusofonia – Outras Culturas, apresenta-se assim como um outro caminho e uma nova aposta na diversidade humana, fazendo da nossa escola não somente um espaço de encontro e de ensino, mas de formação e de educação dos nossos jovens para uma vida em sociedade.

A coordenadora da BE

Lúcia Almeida



publicado por lajeosadodao às 10:57
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela