UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Terça-feira, 25 de Março de 2008
Em Março...diferentes leituras
dsc01671.jpgdsc01668.jpgdsc01686.jpgdsc01682.jpgdsc01637.jpgdsc01918.jpgp3060035.jpgdsc01835.jpgdsc01851.jpg

Foi bonita a festa que fizemos na minha BE/CRE!

Começámos por preparar uma ementa de livros, fizemos os convites e ... combinámos com os alunos do 1º CEF (Curso de Educação e Formação - serviço de mesa e bar) os pormenores... Cada turma vinha à BE/CRE, acompanhada do seu professor e era convidada a sentar-se à mesa.

As mesas estavam primorosas: pratos, talheres, copos, guardanapos, enfim, tudo a rigor! Os alunos também vestidos a rigor, apresentavam as ementas e tomavam notas...

Em seguida, dirigiam-se à sala anexa e pegavam nos livros. Depois só era preciso ler, bisbilhotar, trocar ideias à mesa...

No dia 4, terça-feira, foi a vez do Presidente do Agrupamento contar uma história aos alunos do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Na quarta-feira, passou o "Trem de Ferro"... um poema de Manuel Bandeira declamado e dramatizado pelos alunos do 6ºB.  Pareciam mesmo um comboio a andar, a apear-se ao chegar a cada sala e a cada espaço da nossa escola. Foi muito giro! Parabéns, meninos, é assim que se cresce na leitura!

O dia seguinte também foi muito interessante, pois tivemos a visita de duas contadoras de histórias... Aí é que foi divertido, porque mimámos, dançámos, cantámos durante toda a manhã!

A fechar a semana alguns meninos e meninas cantaram e declamaram poesia, acompanhados pela professora Isabel à viola, ou ao sintetizador.  Nesse mesmo dia, os meninos do 4º ano contaram uma história a todos os meninos do 1º Ciclo...

E como não há duas sem três, os meninos do Jardim vieram visitar-nos na semana seguinte. Saborearam um Mini Menú e viram um filme.

E a festa não acabou, porque aliando os quadros em exposição do nosso amigo (e aluno) Fábio Branco à poesia, a Geografia, a História, as Ciências Físico-Químicas e as Ciências Naturais expuseram informação e decoraram as mesas. Foi inacreditável como do poema da "Lágrima de Preta" de António Gedeão e do retrato de uma negra pintado pelo Fábio se foi mais além... Lá estavam os tubos de ensaio, o cloreto de sódio e todos aqueles utensílos das ciências experimentais. Do outro lado, a partir de outra pintura do Fábio (uma ponte e água), apareciam "a história e a Geografia à mesa" com os individuais feitos de notícias e feitos históricos, o globo ao centro e... muita informação.

Isto sim, foram muitas e variadas as leituras que aconteceram na minha BE/CRE! Obrigado a todos os colaboradores! 


publicado por lajeosadodao às 19:33
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela