UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010
Lajeosa a ler mais…

Retratos de um concelho - Tondela a ler mais

“O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página”.

Santo Agostinho

Nos dias de hoje, já ninguém questiona a importância da leitura na formação e na educação dos nossos jovens. Ler significa conhecer, para depois reflectir e crescer em conhecimentos. Diríamos que a leitura é um mar de possibilidades que nos transporta ao conhecimento, mesmo inconsciente, do mundo que nos rodeia.

Na verdade, lemos todos os dias de diferentes modos, mensagens visuais, auditivas, corporais, mas pegar num livro e viajar num tempo e num espaço diferente do que nos é perfeitamente habitual tem sido esquecido. Pegar num livro e ler aos colegas, aos filhos, aos pais, aos amigos ou simplesmente ler para nós próprios.

É sempre um prazer que é preciso descobrir para desfrutar.

Lembro-me tão bem, quando eu professora saía com os meus alunos, cada um com o seu livro preferido debaixo do braço e íamos à procura do melhor sítio para viajar…

A mais bela experiência de leitura aconteceu-me em 1992 quando cada um de nós trepou para cima de uma laranjeira e, refastelados, abrimos os livros e… lá fomos ouvindo bocados de histórias do Pedro, da Maria, do João, da professora…

Mais tarde, idealizámos uma revista mensal e… fizemo-la toda à mão com primeira página, ilustração, passatempos, textos informativos e textos em prosa e poesia. Vendemo-la aos pais, aos tios, aos avós…

            Hoje, o tempo na escola dissipa-se por entre os toques, os mails, as buscas e as cópias na Internet, dando a triste sensação de que já foi tudo inventado e que não vale a pena imaginar, criar, fantasiar. Os alunos acordam cansados e não sorriem. Andam carregados de manuais que não lêem e de cadernos que odeiam. E afinal, apesar dos seus computadores portáteis, alguns não sabem pesquisar!

            São estas as maleitas do nosso tempo que é preciso começar a prevenir, desde cedo, em casa, na família e em toda a comunidade.

 

           É urgente ler mais.

          Como diz o pedagogo Paulo Freire “ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo”. É urgente dar o exemplo, porque a família é um tesouro que é preciso continuar a estimar, porque a educação, como diziam os nossos avós começa em casa, com as regras, com os usos e costumes, com o exemplo.

Em traços gerais, são estas as linhas do nosso projecto “Lajeosa a Ler mais”. Queremos ir mais longe, abrir as portas ao mundo, de mãos dadas com pequenos e grandes leitores.

Queremos muito que todos comecem a ler mais: em casa, nos jardins de infância, nas escolas do 1º CEB, na escola EB 2,3, nos cafés, no jardim, no concelho de Tondela, porque a educação é sobretudo um processo contínuo de desenvolvimento social e o “grande segredo para o aperfeiçoamento da humanidade” (Kant).

Falo de um projecto anual do Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão, dinamizado pela Biblioteca desde os “baús pedagógicos”, aos “autores em destaque”, às “olimpíadas da leitura”, às “histórias contadas a meias”, às “histórias lidas pelos pais”, à “biblioteca aberta aos pais” (empréstimo domiciliário de livros), à “manta da leitura”, à “casa da leitura da Bli” (biblioteca itinerante para os jardins de infância e escolas do 1º CEB), ao “ciclo de cinema na escola – outras leituras”, faz sentido o grande encontro entre pais, escola, alunos, professores, comunidade. Mas também falo de um grande projecto concelhio “Retratos de um concelho – Tondela a ler mais” que conta com actividades partilhadas ao longo do ano, fruto das parcerias entre todas as bibliotecas escolares do concelho, a Biblioteca Municipal, a Câmara Municipal de Tondela, escritores e associações culturais locais.

             Boas leituras!

A coordenadora da Biblioteca

Lúcia Almeida


sinto-me: Com Bli-vontade de te escrever

publicado por lajeosadodao às 14:02
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela