UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010
1 de Outubro - Dia Mundial da Música

“Um pintor pinta imagens numa tela.

Mas os músicos pintam imagens no silêncio”

Leopold Stokowski

 

No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Música, como se esta fosse um direito a reclamar.

Na verdade, a música é uma arte que é preciso aprender a apreciar, tal como a pintura, o desenho e a escultura. É também uma ciência pela forma engenhosa como combina o ritmo, a melodia e acaba o seu belo quadro com harmonia.

Qualquer que seja a forma e o estilo, a música é a magia que entrelaça os sons com os silêncios, deixando no ar o fascínio e a grandeza da criação.

Numa breve antologia aqui ficam algumas das vozes portuguesas.

 

 

Fado                                                                                                        

Marisa dos Reis Nunes Cantora urbana de fado tradicional português com ligeiros arranjos que o adequam aos tempos modernos. Foi a única portuguesa até hoje a integrar os concertos do Live 8 e tornou-se uma das vozes portuguesas mais internacionais, sendo considerada a “diva da música do Mundo”. 

 

 

Rock and Roll

Rui Veloso é considerado o pai do Rock Português, pois no final da década de 70 introduziu no panorama musical português canções ao bom estilo do Rock’n Roll cantadas na Língua Portuguesa. Até então, todos os compositores portugueses ao escreverem música Rock utilizavam a língua Inglesa… A partir do Rui Veloso muitos foram os grupos que apareceram nesta linha.

 

 

Rock and Roll

Xutos e Pontapés

Trata-se de um grupo típico de Rock’n Roll originário de Almada que teve com a entrada de Tim a sua grande alavanca no panorama musical português.

 

 

Música Popular

Luís Represas é cantor e compositor português. Entrou a sério na música portuguesa com o Grupo Gograll Blue’s Band onde fez inovações aproveitando e utilizando o bandolim como instrumento solista de Blues. Mais tarde este grupo desintegrou-se e constituiu um novo grupo chamado Trovante.

 

 

Música Tradicional Portuguesa

Vitorino Salomé

Vitorino Salomé consegue conciliar a Música Tradicional Portuguesa com um estilo musical próprio que se designou música de intervenção, pois pretende intervir directamente ao nível sócio-político na sociedade portuguesa. 

 

 

Jazz cantado  

Maria João começou a sua carreira na Escola de Jazz do Hot Club de Lisboa, em 1982. Mário Laginha nasceu em Lisboa em 1960. Estudou no Conservatório Nacional com os professores Jorge Moyano e Carla Seixas, tendo terminado o Curso Superior de Piano com a classificação máxima. Paralelamente, dedicou-se ao jazz, participando em várias formações. Actualmente, é um dos melhores pianistas de Jazz a nível nacional e internacional e acompanha a excelente voz de Maria João.

 

 

Fado de Lisboa

Carlos do Carmo é um cantor português de fado de projecção internacional. É filho da conhecida fadista Lucília do Carmo e de Alfredo de Almeida, livreiro e hoteleiro. Carlos do Carmo estudou Hotelaria na Suíça. Iniciou a sua carreira artística em 1964 embora tivesse gravado um disco aos nove anos. 

 

Também podes apreciar uma pequena apresentação sobre "Música", clicando no seguinte link:

http://www.scribd.com/doc/38472424/Apresentacao-semana-musica

 


sinto-me: Bli-Bué-musicalista

publicado por lajeosadodao às 15:27
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela