UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Quinta-feira, 22 de Abril de 2010
LEITURAS PARTILHADAS

 

Muitos iluminados apregoam que as crianças cada vez lêem menos. “No meu tempo é que era”, gabam-se, com aquela sobranceria de quem pensa que as gerações posteriores à sua não passam de gerações rascas, como afirmou um conhecido comentador da nossa praça. Bastas vezes me surpreendo porque ideias dominantes disseminadas pelos grandes crânios deste país e pela omnipresente e omnisciente comunicação social esbarram com a minha experiência pessoal, deixando-me mais confuso do que um cachorro no meio da auto-estrada. “Que os garotos só querem computadores, playstation e televisão…”. Não, não é verdade, os meus alunos adoram ler! Em casa, lêem, nas aulas pedem para ler, exigem ler, suplicam, imploram! E quando se fala na “Semana da Leitura”, querem logo correr para a biblioteca da escola e escolher uma boa história para partilhar com os colegas. “Vamos treinar, professor, temos que treinar muito para lermos bem”, insistem. Mas é preciso dar a matéria, cumprir o programa, estão aí as Provas de Aferição a chegar”, replico eu. Mas a vontade de ler sobrepõe-se a todos os argumentos. “Está bem, vamos ler só mais uma vez”. Lêem e voltam a ler e sentem-se felizes porque nada lhes dá mais alegria do que uma boa sessão de leitura.

Gostam de ler em grupo. Umas meninas escolheram uma história um pouco infantil mas muito divertida sobre um rinoceronte que sofria de malcriadite rinocerite; outras, como que para equilibrar, foram para um tema triste mas muito actual, o divórcio; os dois rapazes seleccionaram uma história tradicional, daquelas em que a inteligência leva sempre a melhor sobre a injustiça. Os alunos escolheram em inteira liberdade e eu pensei cá para mim que se fosse eu não escolheria de certeza melhor. Nesta terça-feira, a magia dos grandes autores manifestou-se pela boca das crianças, de manhã, e à tarde a deusa Calíope desceu até nós pela mão da poetisa Filipa Duarte. Há dias assim, mas não são muitos…

 

Manuel Martins

 

Obs: Esta foi uma das actividades da Semana da Leitura do nosso Agrupamento (que contou com a participação activa dos alunos do 3º, 4º, 5º, 6º anos na BE e com o trabalho excelente dos seus professores Natália Santos, Manuel Martins, Leonilde, Fátima Lopes e com a colaboração da música e da EVT com Ana Andrade e Fernando Pais.



publicado por lajeosadodao às 12:10
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela