UMA BIBLIOTECA VIVA E ATENTA Email: lajeosadodao@sapo.pt/bibliotecalajeosa@gmail.com
Terça-feira, 3 de Novembro de 2009
A Biblioteca saiu à rua..

A Biblioteca saiu à rua…

Projecto “Uma porta aberta aos Pais”…
No passado dia 29 de Outubro, a Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Lajeosa do Dão deslocou-se a Parada de Gonta para promover o gosto pela leitura e pelo saber junto dos mais novos e da comunidade.
Tratou-se de uma actividade motivante e bastante enriquecedora, uma vez que colheu no terreno muitos amigos com vontade de elevar o nível cultural do seu meio e teceu laços de amizade e ternura, quer com os alunos, quer com os pais, tios e avós presentes.
A actividade decorreu na Associação “Os amigos de Parada de Gonta” que, uma vez mais, se mostrou disponível e muito interessada em fazer a ligação à cultura e à educação, apostando numa articulação entre a escola e a vida local.
A visita começou pela leitura da carta da nossa amiga Bli, a mascote da Biblioteca da EB 2, 3 de Lajeosa do Dão, seguindo-se a apresentação da história adaptada “A viagem da Sementinha” em formato DVD e com as ilustrações feitas pelos alunos de todo o Agrupamento de Escolas no ano transacto. A reacção a este tipo de actividade foi estrondosa, uma vez que os alunos e alguns Pais/EE e familiares presentes na sessão puderam com os seus próprios olhos apreciar os seus meninos, nossos alunos, a desenhar, a recriar, a ler e a interpretar, enfim, a entrarem no mundo da leitura com agrado e muita imaginação!
Aproveitou-se ainda para apresentar a “Arquinha das Surpresas” enviada pela mascote da Biblioteca Escolar, a borboleta mágica, que conhece todas as histórias e que guarda, dia e noite, os cerca de 5000 livros da Biblioteca!
A euforia foi geral! As professoras, Lúcia Almeida, Nani Mendes e Fátima Bento, apressaram-se a dar corda à brincadeira, motivando os petizes a bisbilhotar tamanho mistério…À roda dos frutos do Outono foram-se realizando jogos de observação, batimentos rítmicos, canções…até chegar ao momento do “Pacto da Leitura”. Foi neste momento que a coordenadora da Biblioteca lançou o repto aos Pais e familiares para, também eles passarem a fazer parte do nosso projecto, como leitores e contadores de histórias, sublinhando que a primeira educação nasce no seio da família.
A família também ensina. Ensina com os hábitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com os exemplos que dá e ainda com as leituras que faz…
Aderir ao Projecto da Biblioteca “Uma porta aberta aos Pais…” significa tecer laços entre a escola e as famílias e promover a literacia em geral, uma vez que lançado o catálogo de livros (para a família escolher), será o próprio aluno a motivar a sua família para a requisição de livros e para a sua leitura em casa. Na verdade, pretende-se que toda a comunidade passe a usufruir do espólio da Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Lajeosa do Dão, a custo gratuito. Nesta perspectiva dinâmica, a Biblioteca Escolar, mais do que um “armazém” documental, constitui-se não somente como espaço de trabalho pedagógico, mas um espaço aberto, acolhedor e estimulante do gosto pelo conhecimento/saber.
Ao promover a ligação da Biblioteca com o meio envolvente, para além de estimular e fomentar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita e de se elevar o seu nível de aprendizagens, semeia-se a longo prazo o enriquecimento sócio-cultural dos habitantes do meio e investe-se na promoção da literacia.
Estamos, pois convictos que todos irão ler mais, a julgar pelo interesse e pela atenção demonstrada por todos os presentes!
A todos eles, o nosso bem-haja e votos para que o projecto cresça e ganhe mais leitores!
A equipa da Biblioteca
 


publicado por lajeosadodao às 00:14
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
As Horas
pesquisar
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

Entrega dos prémios do co...

Dia Mundial da Paz

Aventura no carro encarna...

“Indo eu, indo eu a camin...

arquivos
links
Seguidores

Moodle BE (entrar como Visitante)

Wikipédia Portugal

ebook+ebook

Conversas com o Outono

Direitos Humanos

Os números

Biografia de Luísa Ducla Soares

Mulheres na República

Meninos de outra escola

álvaro Magalhães

Acordo ortográfico com bonecos

Rede de Bibliotecas de Tondela